terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Estação da Luz

Visitei a Estação da Luz no sábado (24/01/2009) e fiquei impressionada com a construção em estilo vitoriano (aprendi um pouco sobre estilos de construção com o guia que explicava a história do local para algumas pessoas). Descobri também que a mesma foi construída entre 1895 e 1901 para substituir a primeira estação, construída em 1867.

Observei atentamente os lustres, os detalhes de gesso no teto, as portas de madeira maciça, arcos de ferro, cinzeiros que parecem obras raras de artistas famosos e um piano no centro do salão que dá acesso às plataformas de trem. Nele, qualquer pessoa pode tocar uma ou quantas músicas quiser. As pessoas param para ouvir quem está tocando e a aplaudem no final do "espetáculo". É um momento de descontração após um dia exaustivo de trabalho.

A agitação do lugar (são atendidas, em horário de pico, em torno de 40.000 passageiros por hora) não tirou a minha atenção de cada detalhe. O trem espanhol (em vermelho e azul nas fotos) tem ar condicionado e é cheiroso...pelo menos o que eu peguei para fazer um "test drive" era. É bem melhor do que o metrô convencional.

É lógico que eu tive que ficar "esperta" e fingir que não era uma turista para que ninguém tentasse levar a minha máquina fotográfica e minha bolsa. Tem umas "figuras suspeitas" que circulam pela estação, mas isso tem em qualquer lugar, independente de ser em São Paulo ou uma cidade do interior com 2.000 habitantes.


O passeio vale pela beleza da estação e atrações próximas (Museu da Língua Portuguesa, Parque da Luz, Bom Retiro e Pinacoteca).

Abaixo estão algumas fotos tiradas por mim.

Bom passeio!










Vista de fora da Estação da luz.










Pessoas em uma das entradas
do metrô da luz.










Correria, mesmo no sábado.










"Pianista".













Está empolgado.










Aplausos!!!!!










Espetaculares.












Lustre e teto divinos.










Cinzeiro luxuoso esse, concorda?










Entrada para as plataformas
de trem.











Gostei tanto que resolvi tirar
mais de uma foto.










Estação.










Olha o movimento.










Pessoas circulando.













Uma das entradas.

Um comentário:

Nina Ferreira disse...

Muito legal...bacana que vc personalizou também com o seu ponto de vista fotográfico!!! gostei da idéia..também vai ser uma deixa para vc sair bastante!!!
bjaum